Glossário dos principais princípios ativos para Microagulhamento.
A definição do principio ativo é de extrema importância no tratamento, pois para escolher os produtos, o profissional precisa entender qual o objetivo do tratamento e quem será determinante nesse caso são os ativos. Para associar ao microagulhamento temos produtos para rejuvenescimento, clareamento, crescimento capilar, estrias, celulite, etc.
Pra escolher o produto mais adequado ao tratamento, e até mesmo para comparar as marcas que oferecem cosméticos com essa proposta, temos que analisar como ele atua na pele.
O glossário tem alguns dos principais ativos presentes em cosméticos para microagulhamento. Serve para pesquisa, veja os principais ativos utilizados no microagulhamento:
Ativos e suas ações:
Syn-Ake: Ativo que mimetiza a ação do veneno de cobra e promove relaxamento muscular, com diminuição da aparência e profundidade das rugas e linhas de expressão.
Fatores de Crescimento Epidermal,Transformador(TGFß3) e fibroblásficos (BFGF): Regeneração do tecido lesionado, estimulando de forma organizada a produção das proteínas que constituem a matriz extracelular, reestruturando a derme e a epiderme.
Phycosaccharide: Otimiza a ação do Fator de Crescimento Endotelial (EGF) quando se liga ao seu receptor de células tronco epidermais adultas, ativando essas células a se dividirem. Esse processo reconstitui o tecido, amenizando as rugas.
Phycojuvenine: Atua nas células tronco epidermais, restaurando a capacidade de divisão celular e no rejuvenescimento de fibroblastos, estimulando a síntese de colágeno e elastina para uma pele mais firme e jovem.
Ácido Hialurônico de baixo peso molecular: É um componente da matriz extracelular com propriedades hidratantes que auxilia na sustentação da pele, e atua no preenchimento demarcas e sulcos mais evidentes.
Nutridense: Promove firmeza à pele por estimular elementos âncoras da junção dermoepidérmica que aumentam a densidade cutânea, amenizando as linhas de expressão.
Aqua Shuttle: Forma um nano filme sobre a pele cm liberação prolongada de minerais , lipídeos, açucares e proteínas, responsáveis pela manutenção do equilíbrio hídrico.
Aminoácidos (Serina, Glicerina, Treonina, Ácido glutâmico, Alanina, Arginina, Lisina, Prolina) e PCA (ácido pirrolidona carboxílico) que repõe os nutrientes perdidos diariamente, auxiliando na manutenção do Fator Natural de Hidratação.
Niacinamida: Possui ação calmante a anti-inflamatória, antiglicante e clareadora
Resveratrol: Encontrado nas uvas, possui intensa atividade antioxidante que retarda a ação dos danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento.
Colágeno: Molécula altamente compatível e de alta fixação a pele, possui excelente capacidade hidratante, nutritiva e protetora da pele.
Baicalina: Molécula capaz de alterar o relógio biológico da pele por aumentar a longevidade dos fibroblastos e manter a pele com aparência jovem por mais tempo.
Ácido ascórbico: Atua na síntese de colágeno, possui efeito clareador, antioxidante e proporciona luminosidade a pele.
Silício Oligoelemento: fundamental para a síntese de colágeno
Vitasource: É uma fração purificada obtida a partir das raízes da Scutellaria baicalensis Georgi padronizada em baicalin. Vitasource TM ativa a expressão da Telomerase por fibroblastos normais atrasando sua senescência e rejuvenescendo a pele em 10 anos!
Pantenol: É a pró-vitamina de ácido pantotênico (Vitamina B5). Tem ação umectante. Estimula a proliferação celular e auxilia na reparação de tecidos lesados, com queimaduras mesmo solares, dermatites, além de promover a queratinização normal e cicatrização de feridas.
Regestrill: Phaseolus lunatus: Extrato de feijão verde que contém uma pequena proteína, de baixo peso molecular, capaz de inibir a atividades das enzimas tripsina e quimotripsina favorecendo o reestabelecimento da homeostasia do tecido local. Rutina – um antioxidante que contribui para a estabilização de mastócitos . Além disso, a Sederma identificou uma nova propriedade da rutina: inibição leucocitária, consequentemente desfavorecendo a atividade da elastase. Isto reforça as propriedades de proteção em relação a matriz extracelular. Matrikinas – Dois biopeptídeos (Pal-GHK e Pal-GQPR, os quais demonstraram excelente atividade na reconstituição da matriz extracelular danificada.
Auxina Tricógena: Extrato hidroalcóolico vegetal da Tussilago forfara L (Muccilagem), Achilea millefolium L. (Milefólio) e Cinchona officinalis (Quina), produzido com tecnologia de ponta para combater falhas no cabelo, barba, sobrancelhas e também cílios. Normaliza as trocas metabólicas da raiz capilar e estimula a circulação sanguínea durante a fase anágena do pelo.
Prohairin: Peptídeo bioidêntico (derivado de citocinas endógenas e naturalmente presentes na pele) Normaliza a secreção sebácea – Aumenta a síntese de proteínas de ancoragem (FIXAÇÃO DO FIO) – Aumento da fixação de melanina nos fios (COMBATE AOS FIOS BRANCOS) – Estímulo das células tronco foliculares e crescimento dos cabelos em até 6 semanas.
Profa. Márcia Pires, esteticista e bióloga.