Como escolher o dermaroller ideal para o microagulhamento.

Como escolher o dermaroller ideal para o microagulhamento.

A escolha deve considerar em relação ao tamanho da área que será tratada, sendo o maior para tratamentos corporais, o médio para faciais e o menor para áreas como contorno de olhos e lábios.

O comprimento das agulhas varia de 0,2 a 3,0 mm de comprimento e 0,07 a 0,1mm de diâmetro em aço. Cada comprimento é capaz de atingir uma profundidade diferente da pele. Mas, a pressão exercida também pode interferir nesse alcance. Essa não deve ultrapassar 6N (newtons), o que poderia aumentar o risco de danos, além de ser mais doloroso.

Algumas publicações relacionam o tamanho da agulha ao profissional que utilizará o equipamento. Limitando o uso do esteticista ao máximo de 0,5mm, por exemplo.

Hoje não há legislação para isso. O que podemos nos basear é no uso dos anestésicos.

Os anestésicos tópicos vendidos em farmácias conseguem diminuir o desconforto, mas não eliminar completamente a dor. Já os injetáveis só médicos podem aplicar (Resolução 2174/2017). Como as agulhas maiores de 1,5mm causam dor intensa, o uso de anestesia infiltrativa se faz necessário e logo, apenas médicos poderiam fazê-lo. Com isso, nossa prática fica limitada a 1,5mm.

Outro ponto importante é o risco de complicações e habilitação para tratar as mesmas. Quanto maior a agulha, maior a profundidade de penetração, maior o processo inflamatório e maiores os riscos de complicações. Roller maior que 2,0mm gera intensa inflamação, pode gerar hematomas, tram-track, e se não usados produtos livres de contaminantes, descartáveis estéreis e demais itens de biossegurança podem ser fontes de contaminações e causar granulomas.

O tamanho da agulha é importante para o resultado do procedimento, mas a técnica é conhecida como técnico-dependente, ou seja, a maneira como é aplicada é o que define a eficácia e a segurança do protocolo.

[xyz-ips snippet="galeria"]
Abrir Whatsapp
Precisando de Ajuda?
Olá
Posso Ajudar ?